Feeds RSS
Feeds RSS

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ÁGUA - Ciclo da água, Tratamento e Captação

Partindo dos conhecimentos prévios dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o assunto, fizemos vários questionamentos sobre o assunto da aula.
Após abordagem do tema foi orientado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos e seus cuidados, observando a escassez que estamos vivendo, bem como os ciclos, desde as nascentes até o consumo em nossas casas. Depois conduzimos os alunos para o laboratório de informática:
- apresentamos o vídeo da música Planeta Terra de Guilherme Arantes.
- fizemos uma leitura da letra da música
- os alunos fizeram várias colocações a respeito da temática trabalhada
- dividimos a turma em grupos;
- em seguida foi distribuído a cada grupo de alunos fragmentos da letra da música Planeta Água para que eles trabalhassem alguns cartazes de esclarecimentos no Power Point.
- pedimos para cada grupo elaborar uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.
Com o crescente agravamento da falta de água tem nos levado a estabelecer uma nova forma de pensar e agir, inclusive mudando nossos hábitos, usos e costumes. Essa forma de pensar e agir visa o crescimento econômico respeitando a capacidade dos recursos do meio ambiente, sobretudo a água, elemento vital a todos os seres humanos.
No decorrer da aula procuramos desenvolver atitudes de respeito para com o meio ambiente, e em especial, o uso correto e preservação da água.
A conscientização e a educação do povo, do consumidor, são fundamentais.