Feeds RSS
Feeds RSS

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Hipertexto: Coisas importantes e significantes

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. O trabalho com hipertexto com nossos alunos pode ser utilizado também como fonte de leitura e produção literária, onde eles possam estar experimentando novas situações, compartilhando informações com seus colegas, criando e construindo suas aprendizagens.
Nós vivemos hoje a era digital onde as pesquisas são disponibilizadas e discutidas, grandes volumes de dados são transmitidos de um determinado lugar em questão de minutos, transformando o mundo em uma rede de comunicações variadas, onde as pessoas acessam os sites e compartilham as idéias.A interatividade é realmente possível de acontecer.
Fiquei muito feliz com a oportunidade de conhecer um pouco sobre essa tão importante ferramenta pedagógica. É cada vez mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas nas salas de aula, como computadores e internet.
Tenho certeza que facilitará o nosso trabalho.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

8 comentários:

Deusina de Assis Cruz disse...

Colega, a cada passo que construimos algo temos a certeza de um crescimento profissional e quando você fala do experimento em novas situações e realmente uma sensação de que é necessário aprender mais, e que preciso estar melhor equipada para lidar com as novas configurações culturais.

Marlete Simas Santos disse...

Após conversar com a colega analisei que o Hipertexto serve como ferramente de estudo para nós professores e alunos, pois estamos vivendo uma "era" digital onde encontramos tudo na internet facilitando nosso aprendizado.

FORMADORA DO NTE - PARAÍSO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FORMADORA DO NTE - PARAÍSO disse...

Olá colega, cursista e companheira Deijanira...

Você sabia que a nossa vida,a nossa mente, o nosso trabalho , o nosso dia a dia é um processo hipertextual, que muitas vezes não nos damos conta disso? A nossa mente faz links extraordinários: estamos pensando em algo que de repente te remete a outro... que vem em mente outra... e na educação temos mesmo é a dificuldade de transferi tudo isso para o papel. Contudo acredito que com as ricas leituras sobre hipertexto você possa entender melhor esse processo e fazer bom uso na sua vida pessoal e profissional. Que essa ferramenta de pesquisa possa a cada dia contribuir com a sua aprendizagem na aquisição de novos saberes e de outros também.
Valeu pela sua contribuição, pelo seu esforço e participação efetiva e afetiva no curso.
Um abraço.

Rosimeire disse...

Deija, foi interessante suas colocações sobre hipertexto e, acrescento que também nas interações que estamos fazendo nos blogs dos colegas de curso, quando nos entrelaçamos de um blog ao outro, estamos construindo hipertextos. Um abç, Meire.

Glória Maria Magalhães Nogueira disse...

Oi Deijinha, através do seu texto fiquei feliz por que me troxe muitas idéias novas. Estou aprendendo muito com voces. PARABÉNS pelo seu trabalho.

Professora Neuseny disse...

O que observa-se é que o trabalho com hipertexto, é a perspectiva de aprendizagem não só para o aluno mas tambem para o aluno, uma vez que dinamiza os meios da dusca da informação sem contar com a possibilidades de um trabalho interdisciplinar.

professora Nelcy Costa disse...

Professora Deijanira, parabéns por seu comentário riquissímo sobre hipertexto.Realmente, temos que acompanhar estas mudanças que estão ocorrendo no mundo digital e facilitando nosso aprendizado como educadoras.

Sucesso!!!!!

Postar um comentário